Haikaiss

Após o hiato de quase um ano, iremos retomar as atividades (esperamos) com posts breves e maior regularidade.
A vida pessoal e profissional limita cada vez mais o tempo para a escrita mas o HipHop continua a ser a banda sonora do dia-a-dia.
Como estou radicado por terras de Vera Cruz há pouco mais de quatro anos, o meu contato com o rap brasileiro tem sido mais natural do que propriamente com o que se vem fazendo em Portugal.
No outro dia vi no Rimas e Batidas uma lista de discos portugueses do primeiro semestre e não tinha escutado nada até ali. N-A-D-A!!!!. Pior, nem sequer sabia que tinham sido lançados. Inadmissível. Porém, a redenção está em decurso.

Voltemos ao tema principal.
Rap brasileiro! Emicida, Criolo, Racionais, MD2 são alguns dos nomes mais divulgados na praça portuguesa mas gostaria de destacar um dos grupos que mais me despertou curiosidade desde o primeiro momento e, na minha opinião, um dos grupos mais interessantes de São Paulo.
Um canal do youtube com cerca de 600 mil subscritores e vários videoclipes a ultrapassar os 5 milhões de visualizações cada, dá para ficar com uma ideia do patamar por onde transita esta rapaziada.
Vocês podem até pensar " Ok. Mas grupos cheios de hype hoje em dia é o que não falta".
E têm total razão em pensar assim, mas não se trata disso neste caso.




Um trio de mc's e um dj. Uma fórmula comum é certo, mas o que este conjunto de personagens tem de tão especial? Eu diria que, o que cativa, instiga e por vezes arrepia é a dinâmica entre os três mc's. Todos com um tom de voz, presença e postura particulares. Dicção, métrica na medida exata e produções que combinam na perfeição.Versatilidade nos flows e nas temáticas. Tem para todos os gostos. E, quando o contexto é esse, é difícil ficar indiferente!
Acreditem! Valem alguns minutos da vossa atenção.




A discografia divide-se em quatro discos ao longo da última década e pode ser facilmente descoberta numa pesquisa no Google ou então pelo site do grupo aqui.

Incognito Orchestra - 2006
Perfil - 2010
Cortesia da Casa -2012
Fotografia de um instante -2014

Para além disso, contabilizam-se inúmeras participações com outros grupos e mc's portanto é normal que com o tempo se vá descobrindo novos capítulos quando perfeitamente integrados no ecossistema Haikaiss.


Fica a minha primeira sugestão nesta nova série de textos.

Comentários