Elzhi - Elmatic

Finalmente, o tão aguardado projecto Elmatic de Elzhi vê a luz do dia. Há imenso tempo os rumores indicavam que Elzhi andava a preparar um “disco” de homenagem ao supa-dupa clássico “Illmatic”. Entretanto, o tempo foi passando, os fãs desesperando e outra novela “Detox” ia surgindo. Aliás Fashawn até editou, por antecipação, num estilo saudável de mixtape uma homenagem semelhante cuspindo várias barras sobre os beats originais.

Depois desta investida de Fashawn pareceu-me que o balão de oxigénio da expectativa que, alimentou durante meses a fio o projecto de Elzhi, se tinha esvaziado porque não me parecia que o público aderisse a uma nova investida nos mesmos moldes.

Contudo, e bem, Elzhi esperou o suficiente para acertar no timing e na abordagem a ter. Quando muitos, incluindo eu, esperavam novamente por um formato mixtape.

Depois de descarregar, fui agradavelmente surpreendido pela recriação dos beats por parte de uma banda ( Will Sessions). O que é uma reviravolta brutal e deliciosa para os ouvidos porque conjuga uma produção renovada com um dos melhores liricistas do rap contemporâneo. Quando ouço este projecto, lembro-me de imediato da iniciativa “Enter The 37th Chamber” quando El Michel Affairs recriaram o clássico do Wu-Tang. Aí pareceu-me faltar o sal e a pimenta de um mc. Um remake que em Elmatic se concretiza em pleno.

Um projecto que no seu conjunto vale mais do que um grande mc e boas produções. Daqueles  a colocar no MP3 e levar para todo lado em 2011.




Fikem bem
A.Silva

Comentários

feelthebass disse…
Mt Bom!! O Elzhi é dos melhores mc´s que andam ai, ponho o mesmo la no topo, e não é de agora.. os instrumentais nem se fala, estão deliciosos.. Grande projecto!
El Michel Affairs tb estiveram muito bem ao recriar o 1º album dos Wu.. então a CREAM.. ;)
Abraço
Alma