Exit through the gift shop


Como já devem saber os Óscares 2011 estão aí à porta e alguém saído das ruas consta na lista de nomeados para o melhor documentário. Pois é, "Exit through the gift shop" teve honras de nomeação e segundo as crónicas até é um dos favoritos a vencer a categoria. Pelas notícias Banksy já anda a espalhar magia pelas ruas de Los Angeles.

Vários desenhos e grafites têm aparecido nas ruas de Los Angeles
A pouco mais de uma semana da cerimónia de entrega dos Óscares, o controverso Banksy já se mostra em Hollywood. Nos últimos dias, novos desenhos e grafites têm surgido nas ruas de Los Angeles com a marca do artista, cuja identidade não é conhecida.
O burburinho em torno dos desenhos rapidamente se espalhou nos meios americanos, a questão impunha-se: Banksy já está em Los Angeles? Mas a verdade é que o britânico já aterrou mesmo na cidade e os mais recentes trabalhos já estão no site do artista.
Um rapaz soldado a apontar uma arma, com balas coloridas, a um sinal de "proibido estacionar" no meio de uma espécie de jardim feito de lápis de cor, um stencil de Charlie Brown com um garrafão de gasolina e um cigarro na boca e um desenho num outdoor com o Mickey e a Minnie aparentemente embriagados e drogados, são os trabalhos que lançaram a polémica.
O artista de rua mais famoso do mundo terá chegado a Los Angeles durante o fim-de-semana, com a intenção de chamar à atenção para o seu trabalho num momento crucial: os membros da Academia vão votar esta semana na eleição para o Óscar de melhor documentário, categoria na qual o filme de Banksy, "Exit Through the Gift Shop", é candidato.
Esta não é a primeira vez que Bansky usa a sua arte para promover o filme, mesmo antes do festival Sundance começar, o artista deixou várias imagens espalhadas pelas ruas de Utah, nos EUA. O mesmo fez quando o filme estreou em Los Angeles.
Ao mesmo tempo que a polémica se espalha, correm os rumores do que poderá vir a acontecer se realmente o filme ganhar o Óscar, uma vez que o britânico recusa-se a mostrar a cara e a Academia não permite que Banksy receba o prémio com a cara tapada.
Fonte: Público

Ainda não tive oportunidade de ver o documentário, apesar de já o ter comigo, no entanto e apesar de ser um grande apreciador do trabalho de Banksy já estou um pouco saturado de todo esta exposição, dos jornalistas chamarem "grafite" e "grafitos" (será tão difícil dizer/ escrever um estrangeirismo como "graffiti")  para não referir as ambiguidades com termos como "arte urbana", "graffiti" ou "street art" porque não são bem a mesma coisa. Mas isto também já é uma birra pessoal e estou a entrar numa discussão que daria pano para mangas, muito subjectiva até.


Fikem bem
A.Silva

Comentários